Textos, entrevistas, palavras e pensamentos publicados no noveletras.blogspot.com foram apagados por invasores. Da noite pro dia meu antigo blog sumiu. Como não vou poder usar o mesmo nome, estou de volta em novo endereço. Muito do que escrevi lá vocês vão poder ler aqui. Obrigada pela visita!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Outra semana


"Coco avant Chanel"

Cinema de graça em plena segunda-feira. Começa hoje a exibição de filmes franceses no Cineclube da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. As sessões iniciam às 19h.

A programação deste mês tem:

05/07
Coco antes de Chanel - Coco avant Chanel - França, 2009.
De Anne Fontaine . Com Audrey Tautou , Benoît Poelvoorde e Alessandro Nivola. 110'. 14 anos.
Este drama biográfico mostra a história de Gabrielle "Coco" Chanel, que começou a vida como uma órfã teimosa e, ao longo de uma jornada extraordinária, se tornou a lendária estilista de alta costura que personificou a mulher moderna e se tornou um símbolo atemporal de sucesso, liberdade e estilo.

12/07
O desafio de Jean de la Fontaine - Jean de la Fontaine, le défi - França, 2006.

De Daniel Vigne. Com Philippe Torreton, Sara Forestier. em Cores. Duração 100’. Livre.

Paris ecoa de mil ruídos nesta manhã de 5 de setembro do 1661: Fouquet, poderoso conselheiro do rei, foi preso por ordem de Colbert. O jovem Louis XIV torna-se único chefe. Enquanto outros artistas, negando seus mecenas, correm para servir o rei todo poderoso, um homem levanta a voz para apoiar o superintendente que foi demitido: é o poeta Jean de la Fontaine.
Colbert jura então fazer calar o rebelde, único artista do reino que ousa colocar sua arte acima do rei. Mas La Fontaine, mesmo na miséria, não desdirá suas convicções. Sem dinheiro, ele resiste, brinca, observa, escreve as Fábulas, panfletos assassinos contra o regime despótico. La Fontaine / Colbert : é o combate da arte e do poder.

19/07
Piaf - Um hino ao amor - La Môme - França, 2007.
De Oliver Dahan. Com Marion Cotillard, Sylvie Testud e Gérard Depardieu. 140'. 14 anos.
A desconhecida Édith Giovanna Gassion demorou a conquistar prestígio como cantora. Após ser descoberta por um caça talentos, ganhou o apelido de Piaf (passarinho, em francês) e passou a cantar em cabarés bem freqüentados.


26/07
Camille Claudel - França, 1988.
De Bruno Nuytten. 175 min. Com Isabelle Adjani, Gérard Depardieu e Laurent Grévill. 175'. 14 anos.

Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com a sua família ao tornar-se aprendiz do famoso Auguste Rodin. Quando se torna amante do mestre, cai em desgraça junto à sociedade parisiense. Roteiro baseado em obra de Reine-Marie Paris.




A Fundação Cultural BADESC fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
(48) 3224 8846
fundacaocultural@badesc.gov.br
fcbadesc.blogspot.com
www.twitter.com/fcbadesc


Nenhum comentário:

Postar um comentário