Textos, entrevistas, palavras e pensamentos publicados no noveletras.blogspot.com foram apagados por invasores. Da noite pro dia meu antigo blog sumiu. Como não vou poder usar o mesmo nome, estou de volta em novo endereço. Muito do que escrevi lá vocês vão poder ler aqui. Obrigada pela visita!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Para sempre na memória...

**Escrevi este texto em julho de 2007 para meu amigo Filipi. Ontem de madrugada ele partiu deste mundo.



Ele chegou na minha sala. Parecia feliz, como sempre. Levantou a camisa para me mostrar o que tinha feito durante um breve intervalo do trabalho. Olhei meio perplexa para o que ele havia tatuado pelo corpo. Eram frases em inglês "só Deus pode me julgar" e em latim "o amor sempre vence" e "Cordeiro de Deus aquele que tira o pecado do mundo". Não lembro bem qual foi minha reação. De surpresa, acho. O que dizer mais? Doeu? Nada, ele disse. E como estava se sentindo? Bem, respondeu sorrindo.
Prometi que ia escrever sobre isso um dia.

Pelas ruas vejo um "mundo" de gente tatuada. São pernas, braços, mãos e pés que desfilam por aí com desenhos, frases, palavras, símbolos e o que mais permitir a imaginação. Alguns nem sabem ao certo o significado do que carregam consigo. Outros escrevem o nome da mãe, do pai, do filho ou de algum grande amor. Há também, é claro, os arrependidos que querem apagar o que um dia acharam que iria durar para sempre. Retocam aqui e ali para disfarçar nomes ou figuras que com o tempo se tornaram indesejáveis. A diversidade é muito grande. São cores e formas para todos os gostos. É verdade que muitas imagens se repetem em corpos bem desiguais. Jovens ou velhos gostam de exibir o que para eles representa um estilo de vida, uma atitude, um ato de coragem, de rebeldia, sei lá. Uns copiam outros tantos que seguem por aí copiando. Acho que existem mais cópias do que originais.

Não sei o que leva uma pessoa a fazer uma tatuagem. Só sei que cada dia surgem novos adeptos deste time. Eu diria até que são poucos os que resistem ao, será que posso dizer assim, modismo? Fico imaginando alguém pegando um catálogo (sim, existem modelos já prontos) para escolher a sua própria marca. Será que vai ser uma escolha feliz pro resto da vida? Porque a gente se cansa de tanta coisa , não? Li outro dia que um estudo nos EUA diz que 60% das pessoas que fazem tatuagem querem tirá-la depois de três anos. Então, me digam, por que fazer?Já perguntei repetidas vezes para inúmeras pessoas tatuadas e ninguém até hoje conseguiu me convencer com a resposta.

Meu amigo lá do início deste texto confessou que não vai parar nas "quatro" que já fez. Tatuagem, disse ele, tem que ser em número ímpar para não atrair má sorte. Ouvi outras pessoas tatuadas que me disseram a mesma coisa. Acreditam mesmo nesta história. Então por que será que não param logo na primeira? Não seria assim como um vício? Depois que começa...
Melhor mesmo é não ter nenhuma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário