Textos, entrevistas, palavras e pensamentos publicados no noveletras.blogspot.com foram apagados por invasores. Da noite pro dia meu antigo blog sumiu. Como não vou poder usar o mesmo nome, estou de volta em novo endereço. Muito do que escrevi lá vocês vão poder ler aqui. Obrigada pela visita!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Cinema de graça

Hoje tem o primeiro Ciclo de Cinema Francês do ano no Cicneclube da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A sessão, que é gratuita, começa às 19h.

Segue a programação do mês:

1º/03
A Ilha de Black Mor
L'Ile de Black Mor (França, 2004).
Animação em Cores. Duração 80’. Classificação etária Livre.

Em 1803, sobre as costas do Cornouailles, o Kid, uma criança de quinze anos, escapa do orfanato onde vivia como um prisoneiro. Ignora o seu verdadeiro nome e tem por única riqueza o mapa de uma ilha do tesouro, caída do livro de Black Mor, um famoso pirata ao qual desejaria assemelhar-se. Com dois saqueadores de barcos, Mac Gregor e La Ficelle, o Kid rouba a embarcação do guarda costeiro e lança-se à procura da famosa ilha no outro extremo do Oceano Atlântico. Mas não se passa nada como nos livros de piratas... Em procura de sua identidade, o Kid é mais frágil que se possa imaginar, e muitas aventuras o aguardam antes de chegar à Ilha de Black Mor...

08/03
Barakat
(França, 2006).
De Djamila Sahraoui. Drama em Cores. Duração 94’.

Amel é médica de emergência num hospital na Argélia.Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata que seu marido jornalista desapareceu e decide partir a sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, em sua juventude, ficou conhecida nos combates pela independência.
Com Rachida Brakni, Fettouma Bouamari, Zahir Bouzrar.
Melhor música, Melhor Primeiro Filme, Melhor Roteiro no FESPACO 2007. Selecionado em mais de 10 festivais em 2007.

15/03
Duas Garotas Românticas
Les Demoiselles de Rochefort (França, 1967).
De Jacques Demy. Cores. Duração 91’.

"Queria fazer um filme que despertasse um sentimento de felicidade, que, depois da projeção, o espectador saísse da sala menos triste do que quando tinha entrado" (JACQUES DEMY)
Delphine e Solange são duas irmãs gêmeas encantadoras e espirituosas de 25 anos. Delphine, a loira, dá aulas de de dança et Solange, a ruiva, aulas de música. Elas vivem então da música e sonham ir para Paris e ter uma vida fantasias. Alguns empresários chegam à cidade e passam a frequentar o bar que é da mãe delas. Uma grande feira é promovida e um marinheiro sonhador está à procura da mulher ideal...

22/03
Os maus perdedores
Les Mauvais Joueurs (França, 2005).
De Frédéric Balekdjian. Com Isaac Sharry, Simon Abkarian. Drama em Cores. Duração 85’. Classificação etária 14 anos.

Paris, o bairro do Sentier. O Natal aproxima-se e a vida de Vahé Krikorian vai por água a baixo. A loja de seu pai, com quem ele trabalha, fechará em breve. Muitas dívidas e devedores. Lu Ann, a mulher que ele ama, deixa-o e ele sente que as trapaças do jogo da vermelhinha que ele pratica com Sahak e seu irmão Toros não vão levá-lo à lugar nenhum. Yuen, o irmão de Lu Ann, clandestinamente na França, recusa-se a trabalhar para a rede que fez a sua passagem, sem dar-se conta do perigo que o espreita. Tomando-se de afeto por ele, Vahé decide ajudá-lo. Aos poucos, um laço de amizade se tece entre eles e coloca à prova a lealdade de Vahé contra seus velhos amigos e o leva a agir contra seu bando. Apesar da vida parecer retomar seu curso, algose rompeu em Vahé. Algo que ele não controla. Algo irreparável.

29/03
História de um encontro
Histoire d'une Rencontre (França, 1983).
De Brahim Tsaki. Com Alan Gill, Boumediene Belasri, Carine Matthis. Drama em PB. Duração 80’.

Duas crianças surdas e mudas - ela, filha de um engenheiro americano; ele, filho de um camponês argentino - encontram-se e conseguem se comunicar, ultrapassando todas as barreiras culturais que os separam.

Saiba mais sobre a programação gratuita de cinema italiano, espanhol, inglês e brasileiro no blog http://fcbadesc.blogspot.com/ ou pelo telefone (48) 3224 8846

A Fundação Cultural BADESC fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216, centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário