Textos, entrevistas, palavras e pensamentos publicados no noveletras.blogspot.com foram apagados por invasores. Da noite pro dia meu antigo blog sumiu. Como não vou poder usar o mesmo nome, estou de volta em novo endereço. Muito do que escrevi lá vocês vão poder ler aqui. Obrigada pela visita!!

sábado, 3 de abril de 2010

Até já


Filme "A tout de suite"

Segunda-feira tem cinema francês de graça no Cineclube da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A sessão começa às 19h. Confira abaixo a programação das segundas-feiras de abril.

05/04
Até já - A tout de suite - França, 2004
De Benoit Jacquot. Com Isild Le Besco, Nicolas Duvauchelle, Ouassini Embarek. Drama em Cores. Duração 95’.
Ao desligar o telefone depois de um "até já" do namorado, ela sabe muito bem sem saber ainda aquilo que ela nem imaginava: aquele que ela ama, aquele "príncipe" de parte alguma é um bandido. Ele acaba de cometer um assalto, há mortos.
Estamos nos anos 70, ela tem 19 anos e, como num sonho acordado, salta do espaço restrito do apartamento paterno - de longos corredores, num belo bairro - e mergulha de cabeça numa geografia fugitiva - da Espanha para o Marrocos e para a Grécia - passando de uma vida de garota normal para a vida que ela escolheu, com suas delícias e consequências.

12/04
7 anos - 7 ans - França, 2007
De Jean-Pascal Hattu. Com Bruno Todeschini, Valérie Donzelli. Drama em Cores. Duração 86’.
Maïté é casada com Vincent que acaba de ser condenado a 7 anos de prisão. O falatório agora é seu único espaço de intimidade. Duas vezes por semana, ela pega a roupa suja, lava, passa e traz de volta. Um ritual que executa com afinco e precisão. Um dia, um desconhecido a encontra ao sair da prisão. Ele se chama Jean, e a seduz. Ele se torna seu amante, mas ela não o deixará entrar em casa. Um dia, ela descobre que Jean é guarda na prisão e que Vincent é seu protegido. Entre a vontade e a culpa, entre o prazer e o dever, ela se sente aprisionada em um jogo a três do qual ninguém conhece as regras...

19/04
Identidade - Pieces D'Identites - França, 1998
*Ganhador do Etalon de Yennenga e de melhor intérprete feminino*
Mani Kongo, o velho rei de uma província congolesa, decide partir em busca de sua filha, Mwana, que ele mandou para a Bélgica aos oito anos para estudar, de quem ele está sem notícias há anos. O rei, que não quer abrir mão de suas tradições, vai cruzar personagens como Chaka-Jo, jovem mestiço belgo-congolês e falso motorista de táxi sem documento de estadia, Viva Wa Viva, jovem elegante que se apossa de seu dinheiro, ou ainda Noubia, jovem cantora iluminada e solitária... Mani Kongo volta para casa com Mwana e Chaka Jo, mas será que o regresso a África permitirá a estas personagens 'sem lenço e sem documento' se reconciliarem com eles próprios?

26/04
O último dos loucos -Le Dernier des Fous - França, 2006
De Laurent Achard. Com Dominique Reymond, Mathias Mlekuz. Cores. Duração 96’.
É verão e começo das férias. Martin tem onze anos, vive na fazenda de seus pais e observa, desamparado, a desunião de sua família: sua mãe vive enfurnada em seu quarto, seu irmão mais velho, que ele adora, se afoga no álcool, e seu pai é dominado pela avó. O menino assiste a um desastre familiar. Mas Mistigri, seu gato, e Malika, uma amiga marroquina procuram lhe reconfortar de alguma forma…


A Fundação Cultural fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216, centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário