Textos, entrevistas, palavras e pensamentos publicados no noveletras.blogspot.com foram apagados por invasores. Da noite pro dia meu antigo blog sumiu. Como não vou poder usar o mesmo nome, estou de volta em novo endereço. Muito do que escrevi lá vocês vão poder ler aqui. Obrigada pela visita!!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cinco filmes franceses

Já está definida a programação de filmes franceses que serão exibidos em maio no Cineclube da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. Toda segunda-feira tem sessão gratuita a partir das 19h.

03/05
Carta Camponesa - Lettre Paysanne (França, 1973). Dir: Safi Faye 98'

Um camponês abastado e mau caráter decide se casar. Sua futura esposa deve possuir beleza perfeita, mas, segundo ele, as mulheres de sua aldeia não correspondem aos seus critérios de escolha. Um dia, uma jovem belíssima de passado misterioso aparece...

10/05
Tudo Perdoado - Tout est Pardonné (França, 2007). Drama em Cores. Duração 95’ Dir: Mia Hansen-love Classificação etária 12 anos.

Victor vive em Viena com Annette, sua esposa e sua filha Pamela. É primavera. Fugindo do trabalho, Victor passa os dias fora, brinca com a filha e vadia no Parque. Apaixonada, Annette está confiante que ele se ajeitará. Mas Victor não abandona os maus hábitos e acaba se apaixonando por uma jovem junkie. Onze anos depois, Pamela descobre que o pai vive na mesma cidade e decide vê-lo novamente.
Prêmio Louis Delluc 2007.
Selecionado na Quinzaine des Réalisateurs – Cannes 2007.

17/05
Meu tio da América Mon oncle d'amérique (França, 1980).
De Alain Resnais. Com Gérard Depardieu, Nelly Borgeaud, Nicole Garcia, Roger Pierre. Drama em Cores. Duração 125’.

O título do filme faz alusão a um personagem obscuro. Não se sabe se ele está morto, rico ou miserável, numa América que jamais aparece. Os labirintos aqui trilhados são os dos textos científicos de Henri Laborit. Alain Resnais é uma das personalidades mais marcantes do cinema francês: Meus filmes são uma tentativa, ainda que grosseira e muito primitiva, de aproximar-se da complexidade do pensamento, de seu mecanismo....
Cannes 1980: Grande prêmio do júri e Prêmio Fipresci

24/05
Khamsa (França, 2008).
De Karim Dridi. Com Marc Cortes, Medhi Laribi, Raymond Adam , Simon Abkarian, Tony Fourmann. Cores. Duração 95’. Classificação etária 12 anos.

Depois de fugir de sua família adotiva, Khamsa volta para o acampamento cigano onde nasceu 13 anos atrás. Nada parece ter mudado desde que ele foi forçado a partir, os jogos de cartas tarde da noite, o mergulho no mar Mediterrâneo, as brigas de galo... Khamsa está novamente em casa. Até que seu melhor amigo Coyote conhece Rachitique, um ladrãozinho, com quem começa a realizar pequenos furtos. A juventude e a inocência de Khamsa irão rapidamente acabar à medida que ele desce numa espiral de delinquência.
Oscar 1981: Indicado na categoria melhor filme estrangeiro

31/05
Obras, a gente sabe quando começa... Travaux, on sait quand ça commence.... (França/França, 2005). De Brigitte Rouan. Com Aldo Maccione, Carole Bouquet, Didier Flamand, Jean-Pierre Castaldi. Cores. Duração 95’. Classificação etária livre.

Chantal é uma brilhante advogada, especializada em defender imigrantes. Imbatível e implacável no tribunal, na vida privada ela é condescendente com seus dois filhos adolescentes e o ex-marido. Decidida a fazer uma reforma no seu apartamento, ela contrata os serviços de um grupo de colombianos. A obra se transforma num pandemônio, e Chantal chega à beira de um ataque de nervos.

A Fundação Cultural fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216, centro.
Mais informações (48) 3224 8846


Nenhum comentário:

Postar um comentário